From insights to results

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Processo Seletivo

Queridos Líderes,

essa semana, gostaria de falar com vocês sobre o processo de seleção.

O processo de seleção pode ser definido como um processo de escolha: a escolha entre os candidatos captados pelo processo de recrutamento, aqueles mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. Chiavenato apresenta como conceito de seleção sendo “o processo pelo qual uma organização escolhe, de uma lisa de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado. (...) Seleção é a obtenção e uso da informação a respeito de candidatos recrutados externamente para escolher qual deles deverá receber a oferta de emprego”.

A comparação das características individuais com o propósito de escolher a pessoa mais adequada para exercer determinado cargo, função ou atividade, não é privilégio dos tempos atuais. Segundo o autor o filosofo grego Platão, que viveu de 428-348 a.c., já sugeria uma série de testes para a escolha de guardiões, mais indicados para a sua república ideal. Pode-se então verificar que desde a antiguidade, as pessoas já detinham a preocupação de escolher a pessoa certa para o lugar certo, fazendo comparações de características individuais, o que continua até os dias atuais, sendo esta um pouco mais aprofundada.

A base da seleção de pessoas é um sistema de comparação e de escolha (decisão). A seleção representa a atividade de escolher os melhores candidatos, através de uma metodologia específica, devendo necessariamente apoiar-se em algum padrão ou critério para alcançar uma validade. O padrão é geralmente extraído a partir das características do cargo a ser preenchido, portanto, o ponto de partida é a colheita de informações sobre o cargo. O conhecimento do cargo pode ser adquirido através do levantamento do perfil desejado, o qual envolve descrição das atividades referentes ao cargo, análise do cargo no mercado, hipótese de trabalho e características físicas, emocionais, habilidades e conhecimentos necessários para o desenvolvimento de determinada função.


A>B → O candidato não tem todas condições de ocupar o cargo



A=B → O candidato esta apto ao desenvolvimento das funções pedidas pelo cargo.


A<B → O candidato tem mais condições do que as exigidas pelo cargo.



Para que um processo de seleção seja eficaz, é muito importante que o requisitante da posição e o RH realizem uma boa parceria, alinhando todas as informações e estratégias de seleção. Além disso, é fundamental que o gestor requisitante se prepare para o processo seletivo, principalmente para a(s) etapa(s) que participa, em geral, a entrevista.

Por isso, para auxiliá-los nos processos seletivos que venham a realizar, segue em anexo os seguintes materiais:

* Roteiro de Entrevista - dicas sobre o antes, durantes e depois da condução de uma entrevista.

* Perguntas Entrevista por Competências - sugestões de perguntas a serem realizadas de acordo com a competência que se deseja conhecer.

Recrutamento e Seleção - Como fazer uma entrevista - Artigo publicado na revista do ICPG.

Uma entrevista não é apenas uma conversa com uma pessoa estranha, mas sim esclarece a complexidade da mesma desde a fase de preparação, informando como definir os requisitos do cargo, a estrutura e o local da entrevista. Também apresenta alguns conselhos práticos para a condução da entrevista sem tropeços com dicas para analisar os resultados.

Boa leitura e uma excelente semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário